Que tal um chazinho de tomilho?

O tomilho, erva aromática da espécie Thymus vulgaris, que além ser usado na culinária para dar sabor e aroma alimentos, também possui propriedades medicinais anti-inflamatórias, antioxidantes, expectorantes entre outras, sendo assim muito utilizado na medicina natural.

Podem ser utilizadas suas folhas ou flores, frescas ou desidratadas, de onde são extraídas as substâncias ativas e os óleos essenciais.

Alguns dos muitos benefícios do Tomilho

Têm ação anti-hipertensiva,

Por possuir quantidades consideráveis de minerais, como cálcio e potássio, contribui para o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com maior facilidade, ajudando assim na redução da pressão arterial.

Ajuda a combater a ansiedade e o estresse

Aumenta a atividade dos neurotransmissores no cérebro, como o GABA, que contribui para a sensação de relaxamento do corpo, reduzindo os sintomas de ansiedade e nervosismo.

Tratamento preventivo e complementar do Alzheimer
Pesquisas mostram que o timol presente no tomilho, pode inibir a colinesterase, uma enzima responsável por degradar a acetilcolina, que é um neurotransmissor cerebral importante para a memória

Receita do Chá

Coloque em litro de água fervente um ramo verde ou dois, no máximo. Se for usar tomilho seco, coloque na metade essa porção. Deixe o chá repousar, tampado, e consuma fresco, adoçado ou não.
Dica: Para combater a bronquite e a tosse pode adoçar com mel.

No entanto, seu uso medicinal deve ser sempre feito com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso e manipulação de plantas medicinais. Por possuir princípio ativo pode ter efeitos colaterais e precisa ser usado com cuidado.

 

Contraindicação do chá de tomilho
Não deve ser usado durante a gravidez e lactação nem em crianças com menos de 6 anos de idade pessoas com insuficiência cardíaca, pós-cirúrgico, pois ele pode retardar a coagulação do sangue. Deve ser utilizado com cuidado durante a menstruação, gastrite, úlcera, colite, endometriose, síndrome do intestino irritável ou em caso de doenças do fígado.

 

Na espinheira quando utilizado a energia da planta e não princípio ativo não trará nenhum efeito colateral, mas somente o benefício que a planta doa ao ser humano.